Skip to main content
ferramentas seo gratis

16 Ferramentas de SEO Grátis para Iniciantes

Conheça 16 Ferramentas de SEO Grátis para Iniciantes. Crie uma estratégia para decolar na frente de seus concorrentes.

De quantas “ferramentas milagrosas” você já viu falar até hoje? Provavelmente muitas, não é mesmo? Mas será que elas realmente funcionam de verdade? Será que elas são realmente necessárias para o seu projeto?

Antes que você dizer que precisa de uma ferramenta de SEO, um ponto importantíssimo é perguntar-se se realmente aquela ferramenta suprirá suas necessidades ou te ajudará minimamente como você precisa.

Caso contrário você estará apenas tendo trabalho à toa, pois cada ferramenta necessita de domínio, tempo e disposição das pessoas.

Outra coisa, você precisa saber se a ferramenta escolhida cumpre mesmo o que promete. Estamos falando de ferramentas de SEO gratuitas, e é bem provável que a maioria delas não façam nem a metade do que propõem. (não pelo menos no modo gratuito oferecido inicialmente).

Leve em consideração que a quantidade de ferramentas que você utiliza não quer dizer nada. Uma ferramenta (que realmente funcione) usada de forma correta, ajuda muito mais do que mil ferramentas usadas superficialmente. As ferramentas em muitos casos ajudam, mas quem realiza o trabalho é a pessoa que a está manuseando. Sendo assim, não dependa de ferramentas para fazer o que precisa ser feito. Elas ajudam, porém não são tudo dentro de uma estratégia de SEO.

publicação pedro dias twitter

“Um bom SEO não é medido pelas ferramentas que eles usam, mas por quão complexos são os problemas que eles solucionam”,

disse Pedro Dias, ex Search Quality do Google, em uma publicação no Twitter. Independente se for gratuita ou paga, uma ferramenta de SEO sem uma pessoa capaz de entender e analisar os dados, é apenas um software, como qualquer outro.

Existem muitas ferramentas com custos elevadíssimos, e muitas pessoas acabam pensando: “ah, já que é caro não precisarei fazer nada, é só assinar e pronto”. Erro gravíssimo! Não existe nenhuma ferramenta que coordene uma estratégia de SEO por conta própria.

Elas têm o propósito de otimizar o tempo do profissional que as domina. Só isso. Os méritos são todos de quem planeja e executa o serviço.

Se você ainda está começando e gostaria de aprender mais sobre o assunto, existe um Guia de SEO do Google para iniciantes (atualizado em 2017) que poderá ajudar muito em sua carreira profissional.

 

Em quais ferramentas de grátis de SEO confiar?

 

Existem alguns pontos, que se forem bem combinados, tornam-se o segredo do sucesso não só para SEO, mas para quase tudo:

  • Você precisa de dados. Se não tem dados/informações sobre o desempenho de qualquer ferramenta, fica bem difícil de confiar, ou até mesmo se interessar em testá-la por conta própria, ainda mais se você for iniciante na área;

 

  • Teste com atenção. Se você apenas acreditar em “supostos dados” e não comprovar a veracidade de tais informações, pode acabar fazendo movimentos errados baseados em falsas premissas. Não seria bem um tiro no escuro, mas utilizar um software desconhecido sem nem mesmo validar antes, pode, muitas vezes, prejudicar o seu projeto, ao invés de ajudar. Se todas as ferramentas fossem boas, não existiria mais de uma com a mesma finalidade. Tanto que, no meio do artigo você poderá notar que existem diversas ferramentas que funcionam de forma semelhante; umas com mais assertividade, e outras com painéis mais apresentáveis. Cabe a você testar, analisar e decidir qual te traz mais segurança e realmente ajuda em seus projetos. Entretanto, um dos pontos positivos deste artigo é que todas as ferramentas de SEO grátis citadas já foram testadas e aprovadas por muitos profissionais da área. Ou seja, todas funcionam muito bem. O seu único trabalho será escolher a que achar melhor. =D

 

Confira agora um incrível arsenal de ferramentas que já são muito conhecidas e usadas por especialistas no mercado. Você irá aprender a testar a performance de cada uma delas em seu próprio projeto. Seja um blog, website, loja virtual ou canal do YouTube. Todas as ferramentas são aplicáveis.

 

Conheça as melhores ferramentas de SEO grátis para quem está começando

 

Falaremos agora sobre algumas ferramentas de SEO que são ótimas e podem ser muito úteis caso sejam utilizadas corretamente. Para facilitar o entendimento, o conteúdo está dividido por categorias de ferramentas, afinal, cada uma delas têm uma finalidade diferente. Dessa forma você poderá escolher a que achar que melhor suprirá às suas necessidades.

Dica: Clique no título do nome (em rosa) de cada ferramenta para ser direcionado para o site correspondente.

 

Ferramentas do Google para SEO Grátis

 

Se você não usa nenhuma dessas ferramentas que serão citadas agora, PARE! Isso mesmo! Pare o seu projeto imediatamente.

Qualquer site que se preze precisa obrigatoriamente ter um cadastro nestas 2 ferramenta. Do contrário algo dará muito errado. Você deseja ter um bom posicionamento no buscador, correto? Pois bem, se você não se dá nem ao trabalho de utilizar as 2 ferramentas essenciais que o próprio Google oferece de “mão beijada”, por qual motivo utilizará as ferramentas de terceiros? Acredite, essas 2 ferramentas têm uma grande importância para todo webmaster.

 

Google Analytics

google analytics

Essa não é exatamente uma ferramenta de SEO, mas de certa forma o uso (ou a falta dele) faz toda a diferença em um projeto. O Google Analytics é um serviço gratuito do Google que possui MUITAS funcionalidades. Muitas mesmo! Mas, inicialmente, a função que você não poderá deixar de usar é a configuração básica do acompanhamento web.

overview google analytics

Como usar?

Por sorte a ferramenta possui também uma versão em português, o que torna muito mais fácil a sua utilização. Vamos aprender agora como inserir o código de acompanhamento do Google Analytics em sua plataforma. Veja abaixo:

 

Tutorial

Para que a sua conta do GA comece a mensurar os dados corretamente você precisará inserir o código de acompanhamento em seu site. Para obter este código, basta navegar nas seguintes abas:

Administrador >> Informações de acompanhamento >> Código de acompanhamento

O código que irá encontrar é semelhante ao da imagem abaixo:

código de acompanhamento google analytics

Basta inserir o código corretamente na seção <head> das páginas seu site que deseja acompanhar, em algumas horas os dados já começarão a ser contabilizados. 

 

Google Search Console (Webmaster Tools)

google search console

Assista o vídeo e descubra o motivo de o Search Console ser uma das ferramentas mais importantes (não não for a mais) para um SEO.

 

 

Esta ferramenta também é essencial para projetos de SEO. Diria que todos o webmasters (como são chamados os donos de sites pelo Google) que buscam resultados reais devem saber manusear GSC com total domínio. Ela te dá praticamente todo o controle do que está acontecendo em todas as páginas de um site. O Search Console – também conhecido como Ferramentas para Webmasters do Google – oferece, gratuitamente, os seguintes reports:

  • Dados estruturados;
  • Rich cards;
  • Marcar dados;
  • Sugestões de melhorias no html;
  • AMP;
  • Search analytics;
  • Análise de backlinks do seu site;
  • Links internos;
  • Ações de penalizações manuais;
  • Segmentação internacional;
  • Facilidade de uso em dispositivos móveis
  • Status do índice;
  • Recursos bloqueados;
  • Remover URL;
  • Estatística e erros de rastreamento;
  • Buscar como o Google;
  • Robots.txt;
  • Envio de sitemaps;
  • Parâmetros de URL;
  • Problemas de segurança.

Para começar a utilizar o Search Console, você precisará, primeiramente, verificar a propriedade do seu site em um dos métodos oferecidos pela ferramenta. Este processo é obrigatório em questões de segurança, e serve para confirmar que você é realmente dono do site cadastrado.

verificar propriedade search console

Após a verificação da propriedade, aguarde alguns dias e já existirão alguns relatórios de performance de seu site.

 

Ferramentas de auditoria em SEO para avaliar sites

Não é à toa que as ferramentas de auditoria estão logo aqui, no início desta lista. Auditar um site é um dos primeiros passos em  uma estratégia de SEO. Somente após o processo completo de auditoria, você poderá analisar a maioria dos erros e fazer um bom planejamento.

Os softwares de auditoria funcionam da mesma forma que o crawler (googlebot) do Google, passando por cada uma das URL’s do site e analisando uma por uma. No final eles geram um relatório completo de todos os supostos erros, e propõem melhorias que, muitas vezes, você mesmo poderá aplicar no site.

Screaming Frog

screaming frog

A lista já começa com está incrível ferramenta que para muitos profissionais da área está entre as melhores quando falamos em auditoria. O Screaming Frog (Sapo gritante) é uma ferramenta que não pode de forma alguma ficar de fora no arsenal de qualquer profissional de SEO. Esta ferramenta, diferente de outras, trabalha de forma local no seu PC. Desta forma, você não precisa acessar nenhum website específico para inserir a sua URL.

Principais funções da ferramenta:

  • Integração com o Google Analytics;
  • Indicação de conteúdos duplicados;
  • Indicação de URL’s bloqueadas pelo Robot.txt;
  • Informativo com todos os redirecionamentos do site;
  • Criação de Sitemap.xml;
  • Indicação de links quebrados (páginas com erro 404);
  • Análise de title tag e metatags.

 

Para usar basta inserir a URL do seu site, aguardar o processamento e analisar as abas onde a ferramenta indicou terem problemas. E o melhor de tudo é que você pode usar também em site de seus concorrentes, como vantagem competitiva e pesquisa de mercado.

screaming frog interface

Para facilitar ainda mais a sua análise, você também  pode salvar o desempenho de cada página em uma planilha Excel. Essa ferramenta é ou não é uma baita mão na roda?

Aqui você pode fazer o download da última versão, sem pagar absolutamente nada. Ela é compatível com Windows, Linux e IOS.

Bônus especial: Você que está lendo este artigo irá ganhar um belo presente. O screaming Frog é grátis, mas também possui um plano pago para sites grandes que possuem mais de 500 URL’s. Te darei uma licença da ferramenta válida até 2018. Para receber o seu presente, basta ler o artigo até o final e irá encontrá-lo. =)

Woorank

woorank

O Woorank é uma ferramenta freemium, que foi fundada em 2010 pelo empresário belga Boris Demaria, visando ajudar muito o universo SEO. Se você deseja saber como fazer análise de sites online, você precisa conhecer o serviço de auditoria do Woorank. Com ele você poderá avaliar o seu projeto (ou de seu cliente) facilmente em poucos segundos. Diferente do Screaming Frog, ele exibe um belo layout com diversos relatórios e todas as métricas que foram analisadas no seu site. Assim você consegue visualizar a análise de forma mais organizada, e até apresentar diretamente para o seu cliente de maneira muito mais visível e clara.

Detalhes do auditor:

  • Relatórios personalizados em PDF;
  • Análise de concorrentes;
  • Lista de marketing;
  • Controlador de ranking de palavra-chave;
  • Auditoria completa do site.

woorank-interface

Cerca de 76 mil websites são analisados todos os meses com o WooRank. Você pode usar todas essas funcionalidades por 14 dias inteiramente grátis. Caso goste, poderá assinar e continuar com os serviços.

 

Ferramentas de SEO gratuitas para medir o carregamento do site

 

Desde Abril de 2010, o Google anunciou que passaria a considerar o carregamento do site como um fator de rankeamento nos resultados de buscas. Desta forma, caso você não queira que o seus concorrentes te passem para trás, terá que dar a mesma importância que dá aos outros pontos para velocidade de seu site.

 

PageSpeed Insights

pagespeed insight

Felizmente, o próprio Google nos disponibiliza uma tool que além de indicar todos os possíveis erros que podem ser corrigidos no site, também fornece arquivos já otimizados e minificados para que assim, você possa corrigir tais erros de forma rápida e eficaz. O site Google Developers disponibiliza o PageSpeed Insights que serve para analisar dados de carregamento, entre outros. Além de esta ferramenta ser totalmente gratuita, é muito fácil de utilizar, basta apenas inserir a URL do site que deseja analisar e pronto, terá um resultado em poucos segundos.

pagespeed insight

 

WebPagetest

webpagetest

O WebPagetest é uma boa alternativa para você que quer “outra opinião” e comparar com os resultados da ferramenta anterior.

 

webpagetest interface

Basta inserir as informações solicitadas e terá um report em alguns segundos.

 

Ferramentas de SEO grátis para pesquisa de palavras-chave

 

Um dos processos mais importantes e delicados em um planejamento de SEO são as pesquisas de palavras-chave. Sem este processo, é impossível (sem exageros) obter qualquer resultado plausível. Resumindo, se você quiser mesmo ser visto no Google em algum momento da sua vida, então analise com cautela cada uma das ferramentas abaixo:

 

Keywordtool

keyword tool.io

Usado praticamente no mundo todo, o Keyword Tool tornou-se muito conhecido no mercado por sua praticidade. Além de sugerir diversos termos relacionados à palavra-chave informada, também te dá (no plano Pro) uma média de buscas mensais de cada keyword. Mas não se preocupe em assinar essa ferramenta de cara, no plano grátis ela já te dá muita informação.

keyword tool.io interface

Essas sugestões de palavras-chave servem para sugerir ideia de conteúdos para deixar as páginas do seu site muito mais relevantes para o buscador e, também, para o usuário.

 

keywordtool.io pesquisa de palavras chave

Übersuggest

ubersuggest

O Übersuggest é perfeito para rapidamente encontrar novas ideias de palavras-chave de forma muito mais organizada. Ele te dá uma grande quantidade de ideias de keywords para otimizar páginas de seu site, artigos de blogs e/ ou ou campanhas de marketing digital.

ubersuggest interface

Informe a palavra-chave, canal de busca e idioma/ país e tenha um resultado instantâneo.

 

Planejador de palavras-chave do Google Adwords

Essa ferramenta além de te dar uma média de volume de busca das palavras-chave pesquisadas, também fornece um gráfico com informações de tendências do Google Trends. Desta forma, você consegue saber em quais épocas do ano a palavra-chave é mais buscada.

planejador de palavra chave tutorial

Esta é, sem dúvidas, a ferramenta de pesquisa de palavras-chave gratuita mais completa que existe. O Keyword Planner do Google te dá uma série de informações que a maioria das outras ferramentas não apresentam. Além dela ser do próprio Google, o que aumenta ainda mais a credibilidade.

 

planejador de palavras-chave do Google Adwords

 

Keyword Shitter

keyword shitter

Essa ferramentinha, além de ter um nome bem polêmico, é muito eficiente. Diferente dos outros planejadores de palavras-chave, ela possui uma rapidez enorme em mostrar sugestões/ ideias de KWs.

Ela não informa o volume de pesquisas de cada termo, mas, em compensação, permite que você positive ou negative algum termo, para assim deixar a sua pesquisa ainda mais refinada. Além disso, ela também permite que você faça o download do relatório das palavras-chave sugeridas, em formato .txt.

keyword shitter palavras-chave

Gostou? Clique aqui e faça um teste já!

 

Ferramenta de SEO para checar autoridade de página e domínio do site

Ter um site otimizado é algo essencial, mas não é só isso que o Google leva em consideração para classificar os fatores de rankeamento. A autoridade de uma página também é um fator importantíssimo para se obter um bom posicionamento. E, na maioria das vezes, se o seu site não tem autoridade (ou tem pouca) ele pode acabar sendo considerado “um ninguém” para o Google. Assim, fica muito mais complicado de conseguir um bom posicionamento no na SERP, mesmo tendo um bom conteúdo. As ferramentas a seguir servem justamente para te dar uma noção média de autoridade de que cada página de um site possui.

 

Moz Bar

moz toolbar

O Mozbar  na verdade é uma extensão de SEO para Google Chrome. Existe um artigo mais detalhado sobre extensões de Google Chrome para Seo onde você terá mais informações sobre essa barrinha que ajuda muitos profissionais da área. Mas por ela ser muito importante, não pude deixar de citá-la nesta lista.

Explicando de forma sucinta: essa toolbar possui muitas funções, mas é usada principalmente para medir o PA (page authority) e DA (domain authority) de websites, blogs, lojas virtuais, canais do Youtube, etc. Essa função pode te ajudar a comparar a autoridade de sites de concorrente com o seu próprio, e assim, calcular a dificuldade antes de tentar concorrer em uma SERP específica.

 

Website SEO Checker

website seo checker

Uma alternativa a Moz Bar, para quem não utiliza o navegador Google Chrome ou não quer instalar nenhuma extensão, seria o Bulk DA Checker. Neste caso, basta acessar o site e inserir a URL que deseja analisar.

website seo checker interface

Além do P.A e D.A ele te fornece as seguintes informações:

  • TLB
  • QLB
  • Porcentagem de QLB/ TLB
  • Moz Trust
  • Moz Rank
  • Spam Score

 

Ferramentas de SEO para monitoramento de palavra-chave

 

Você já deve ter se perguntado: “como saber a posição do meu site no Google?”.

Alguns acham que simplesmente jogando a palavra-chave na caixa de pesquisas do buscador, e procurando a página do seu site em questão, terão uma informação correta. Isso nem sempre dá certo. A busca do Google é baseada nas informações do navegador e local do usuário, sendo assim, uma vez que você pesquisa/ acessa muito o seu próprio site, os resultados de buscas por ele será mostrado (somente para você) de uma forma favorecida no posicionamento das buscas. Neste caso, você irá precisar de ferramentas que te dêem um resultado puro e preciso.

 

Serplab

serplab

O Serplab é um monitorador de palavras-chave que possui uma interface super simples e muito fácil de operar.

serplab overview

A ferramenta também apresenta gráficos com o desempenho de cada palavra-chave.

serplab grafico

Assim você terá informações precisas do posicionamento de cada página analisada, e também poderá acompanhar as oscilações em um belo gráfico.

Serpfox

serpfox logotipo

Mesmo tendo a mesma função do SERPLAB, o Serpfox se destaca um pouco mais. Seu layout clean e funcional permite que você possa salvar e monitorar gratuitamente até 10 palavras-chave de diferentes URLs, ou da mesma, caso assim deseje.

serpfox interface

Para rastrear mais de 10 URL’s, basta assinar o plano pro.

Free Monitor for Google

free monitor for google

Esse, diferente dos outros, é um software que é executado diretamente no seu computador. Para usá-lo, basta informar a URL e a palavra-chave que deseja monitorar. Clique aqui para baixar o Free Monitor for Google.

 

Ferramenta SEO grátis para verificar backlinks de concorrentes

Uma das melhores formas de conseguir uma boa autoridade para o seu negócio digital é conseguir backlinks de qualidade. O Google considera cada backlink como uma indicação. Sendo assim, se existem diferentes sites do seu nicho com boa autoridade fazendo referências para o seu site, eles acabam passando, automaticamente, um pouco da própria autoridade (também chamada de juice) para o seu site. Por isso, as ferramentas de SEO para verificação backlinks são muito importantes. Além de você conseguir checar os seus próprios links, poderá também analisar todos os backlinks de qualidade apontados para o site de seus concorrentes, e assim tentar conseguir uma boa parte deles.

Open Link Profiler

open link profiler

Já sabemos que os backlinks são um dos principais fatores de rankeamento do Google, e qual maneira melhor de arrumar um ótimo link do que “espiar” os links que o site do líder de mercado de seu segmento possui? O Open Link Profiler é, com certeza, a melhor alternativa para aqueles que não assinam as ferramentas Majestic  e/ ou Ahrefs que são as mais conhecidas e usadas para análise de backlinks no mercado. Para você ter uma ideia, o preço mínimo delas varia entre $49,00 até $99,00, isso no plano básico.

Essas ferramentas possuem um custo alto de mensalidade, pois além de identificarem os backlinks de sites, também apresentam métricas próprias que são exclusivas de cada uma delas. Mas como o nosso objetivo, por hora, é apenas de analisar links, o Open Link Profile está mais do que de bom tamanho.

open link profiler interface

Informações que a ferramenta disponibiliza:

  • Origem do link;
  • Texto âncora;
  • Domínio de referencia;
  • Tipo de link (nofollow/ dofollow);
  • País de referencia;
  • Contexto de ligação;
  • Subdomínios;
  • Distribuição de LIS;
  • Notificação de links;
  • Report em pdf.

 

Extra! Licença Ferramenta de SEO Grátis

 

E por fim a cereja do bolo! Você não achou que iríamos esquecer do seu presente, né? Mas antes disso, conheça também as extensões de SEO para navegadores e complemente o seu arsenal. Só para reforçar mais uma vez, quem faz toda a diferença em um projeto de SEO é o profissional e não as ferramentas. Caso você que está lendo este artigo agora não tenha nenhum conhecimento em SEO, sugiro que primeiramente aprenda pelo menos o básico, para assim depois procurar alguma dessas extensões.

Conheça aqui um curso de SEO completo.

Mas vamos ao que interessa, como promessa é dívida, aqui está a licença gratuita do Screaming Frog:

Usuário: user
Key: 1BBD22C9FF-1523316153-8A556AB8AD

Para registrar, basta navegar nas abas licence >> Enter licence e inserir o username e licence key.

screaming frog license key 2018

Obs: Licença válida até o mês de Setembro de 2018.

O que achou do nosso artigo sobre ferramentas de SEO grátis? Ajude-nos a melhorar. Avalie-nos nas estrelinhas amarelas, deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe nas redes sociais.

16 Ferramentas de SEO Grátis para Iniciantes
5 (100%) 9 votes
Thiago Vicente

Thiago Vicente

Fundador do Blog Digital na Prática e profissional da área de Marketing Digital, focado em Search Marketing com mais de 4 anos de experiência.

16 thoughts to “16 Ferramentas de SEO Grátis para Iniciantes”

  1. Adorei o artigo, Thiago! Li tudinho e depois vou pegar o meu presente, viu? Eu só conhecia algumas ferramentas que você citou, outras foram novidade e algumas eu já testei. Achei super bacana você compartilhar estas dicas com nós, bloggers. Valeu!
    Abraços e sucesso!

  2. Cara, adorei! Já salvei o texto nos favoritos e com certeza vou consultá-lo sempre que necessário! É sempre bom conhecer mais essas ferramentas que facilitam nossa vida e trabalho! Muito obrigado!

  3. Oi Thiago.
    Gostei bastante do atido, achei bastante claro e explicativo.
    Sendo bem sincera eu sou totalmente leiga nesse assunto, mas gostei de conhecer essas ferramentas e aprender um pouco mais.
    Salvei aqui nos favoritos pois pretendo consultar novamente.
    Até mais.

  4. Caraca! Não conhecia nenhuma dessas plataformas e agora tenho certeza que vai me ajudar muito! Ja salvei e vou ficar conferindo toda vez que necessário.

  5. Bem completo esse post vou guardar suas dicas para retirar dúvidas sempre que as tiver e botar em prática o que eu puder.. Parabéns pelo seu trabalho 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *